Sindicato dos Marceneiros de Goiás

Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e Móveis de Madeira de Goiás

Dentre as obrigações da entidade sindical está a de firmar CONVENÇÃO COLETIVA DE TRBALHO para a categoria que representa. Muitos trabalhadores não sabem o que vem a ser tal documento e é nosso dever, então, informar o que é e para que serve uma Convenção.

Saiba mais

Nos dicionários da língua pátria a palavra Convenção significa uma combinação, pacto ou ajuste entre pessoas para um determinado fim. No meio sindical a Convenção tem a finalidade de acertar algumas condições de salário e de trabalho de uma determinada categoria, por este motivo se chama Coletiva de Trabalho.

A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO é um ajuste ou pacto feito entre sindicato de trabalhador e sindicato de empregador para estabelecer salários e condições de trabalho da respectiva categoria que os sindicatos representam.

Com o advento da Constituição Federal de 1988 o governo passou a estabelecer um salário mínimo para a nação e deixou que as entidades sindicais cuidassem dos salários de suas categorias. A partir de então, se o sindicato de trabalhadores não fizer negociação com a classe patronal correspondente, a categoria fica sem aumento ou reajuste, pois a empresa não é obrigada a dar aumento de salário para quem ganha acima do salário mínimo quando não existe uma CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO firmada entre os sindicatos de trabalhador e de empregador da respectiva categoria.

Para o sindicato preparar uma Convenção é necessário consultar a categoria através de assembléia e é neste momento que a sua participação, como membro da categoria, é de suma importância. Você terá melhor salário e condição de trabalho se participar da preparação da Convenção participando da assembléia. Segue abaixo nossas últimas Convenções.

Ocultar