Sindicato dos Marceneiros de Goiás

Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e Móveis de Madeira de Goiás

Em 30 de Agosto de 1952 foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e de Móveis de Madeira no Estado de Goiás, que foi transformado em Sindicato com a Carta Sindical expedida, em 30 de Setembro de 1954, através de despacho do Exm°. Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Sr. João Goulart, publicado no Diário Oficial da União de 09 de Abril de 1954, página 6.138.

O Despacho de reconhecimento foi no seguinte sentido: n.° 233.350-53 – (D. 25-2) – DESPACHO: Atendendo ao que requereu a Associação Profissional dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e de Móveis de Madeira no Estado de Goiás, no sentido de obter seu reconhecimento sindical nos termos do parecer do Departamento Nacional do Trabalho, defiro o pedido da mencionada entidade sob a denominação de “Sindicato dos Oficiais Marcineiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e de Móveis de Madeira no Estado de Goiás”, como representativo da respectiva categoria profissional, compreendida nos limites do 3° grupo do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, na base territorial do Estado de Goiás, aprovados os respectivos estatutos. – Em 18 de fevereiro de 1954. – João Goulart – Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.

Com a revolução de 1964 toda a diretoria da entidade foi afastada e nomeada uma Junta Governativa que administrou o sindicato por um bom período. Em 21 de Janeiro de 1965 o Ministério do Trabalho publicou a Portaria n.° 40, onde se estabelecia as normas para as eleições sindicais e em tal norma estabelecia que as chapas concorrentes ao pleito em entidade sindical deveria ser registrada e aprovadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

Mesmo com o regime de exceção o sindicato continuou funcionando e dando assistência a categoria. Com o advento da Constituição de 1988 as entidades sindicais passaram a viver uma nova história, quando não mais era necessário obter o aval do governo para eleger uma diretoria e para a prestação de contas. O sindicato funcionou por um logo período no prédio da Rua 4, esquina com a Av. Tocantins, no centro de Goiânia. Em Outubro de 1989 foi adquirido a atual sede, situada á Rua P-15-A, n.°22,Setor dos Funcionários, Goiânia/GO,onde continua funcionando atualmente.